Erro de PHP (e601) 8192
Erro de PHP (e601) 8192
Menu

Notícias

Canal Steinbock

Consultor da Steinbock apresenta trabalho na Noruega

Em junho de 2014 ocorreu em Oslo, Noruega, a 22. Conference for the International Group for Lean Construction (IGLC). O evento é realizado anualmente e é considerado um dos maiores eventos sobre Lean Construction. Neste ano, o evento foi organizado pela empresa escandinava Veidekke em parceria com a Universidade de Agder (Noruega).

O evento reuniu pesquisadores, acadêmicos e profissionais da construção civil de 26 países para apresentar e discutir os rumos e desafios do Lean Construction.  No total foram apresentados 125 trabalhos científicos com o objetivo de compartilhar experiências sobre as aplicações do Lean Construction e em como implementar melhorias no processo da construção.

Esse ano, Bernardo Etges, Consultant na Steinbock, publicou e apresentou o trabalho com o título Improving a Protocol for assessing the Use of Lean Constructio Practices*, que foi um trabalho de continuidade de seu mestrado que objetivou identificar melhorias em um protocolo de avaliação de práticas do Lean Construction (resultado principal de sua dissertação Etges et al., 2012 e Etges et al. 2013). O principal resultado deste trabalho foi o entendimento da inter-relação entre práticas de gestão e o potencial desta análise no processo de tomada de decisão das empresas construtoras.

“Participar do IGLC sempre é uma experiência muito rica. É uma semana muito intensa na qual são apresentadas soluções utilizadas em diversos ambientes da construção e onde também são compartilhadas dificuldades e soluções encontradas para produzir melhor, mais e com menos desperdícios e impactos. O Brasil sempre tem uma importante participação neste Grupo. Este ano foi o terceiro país com maior número de publicações. O que evidencia a característica de que a construção brasileira vem se desenvolvendo de acordo com os mais avançados conceitos de excelência”, afirma Bernardo Etges.

O IGLC é um grupo que foi formado em 1993 com a definição do termo Lean Construction (Koskela, 1992). Desde então, anualmente o grupo de reúne para compreender e direcionar os rumos de melhor gerenciar a construção.

 

 

*Co-autores deste trabalho: Tarcisio de Abreu Saurin e Ana Paula Beck da Silva Etges

Gostou?