Menu

Notícias

Canal Steinbock

Transcarioca | Obra de BRT realizada em tempo recorde

Em julho/2014 o BRT / Transcarioca iniciou sua operação. O Transcarioca, que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade do Rio de Janeiro, atravessando 27 bairros e reduzirá em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho.

"Essa é uma região com uma população enorme, que vai experimentar um processo de melhoria no deslocamento diário", afirma Alexandre Castro, gerente geral do Consórcio BRT.

A Steinbock Consulting atuou como parceiro do consórcio construtor do projeto. Foram 7 meses de consultoria atuando principalmente em duas fases: 1. Fase - Planejamento e Gestão da obra, análise da situação e levantamento de oportunidades, estratégia de produção e logística e 2. Fase – Otimização de mão de obra direta e phase out da obra.

“O projeto trouxe desafios muito interessantes para o planejamento inicial, pelo fato de ser um macro-projeto de grande complexidade a ser realizado em uma área urbana com diversas intervenções no trânsito. Desde o começo tínhamos em mente trabalhar minimizando os impactos para a população sem influenciar negativamente no prazo ou orçamento estabelecido”, coloca Matheus Munford, Managing Partner da Steinbock Consulting.

O trabalho focado na implantação da filosofia Lean nos diversos processos da obra, trouxe benefícios diretos no resultado final do projeto como o aumento da produtividade, redução da mão de obra direta e antecipação de 4 meses da data contratada.

 

Confira a nota que saiu na revista da costrutora:

 

SOBRE O TRANSCARIOCA

O Transcarioca foi um projeto de grande porte e alto grau de complexidade, já que atravessa uma área urbana da cidade e demandou outras grandes obras de intervenção. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos, 9 pontes, 3 mergulhões, 47 estações e 5 terminais, além de obras de duplicação de pistas e urbanização das áreas contempladas pelo BRT.  Um investimento total de R$ 1,8 bilhão.

Outro ponto a ser destacado no projeto, é o fato do Transcarioca estar integrado aos demais modais da cidade (trem, metrô e ônibus), além da Transoeste, Transolímpica e Transbrasil (corredores de ônibus que estarão completos até 2016), a expectativa é de que o sistema atenda 320 mil pessoas por dia e retire 478 ônibus das ruas. Com 147 ônibus articulados, cada um com capacidade para transportar 180 passageiros, equipado com sistema de monitoramento de imagens das câmeras, ar condicionado e motores de tecnologia Euro V, que tem menor índice de emissão de poluentes.

"A Transcarioca integra a cidade e a região metropolitana. Com todos os modais interligados uma pessoa poderá sair de Nova Iguaçu (na Baixada Fluminense) e chegar na Barra em pouco tempo", destaca o prefeito Eduardo Paes.

Gostou?