Erro de PHP (e601) 8192
Erro de PHP (e601) 8192
Menu

Notícias

Canal Steinbock

Tubovias inicia projeto de Excelência Operacional em parceria com a Steinbock Consulting

Melhorar a produtividade sempre foi um dos grandes desafios na indústria de construção.  O Lean Construction, ou construção enxuta, é uma filosofia de gestão que adapta o conceito do pensamento lean (fluxo, produtividade, geração de valor, etc) para a construção civil. 

Apesar de ser um movimento relativamente novo, o lean construction vem apresentando melhorias expressivas nos processos e vem sendo incorporado com velocidade nos maiores grupos de construção pesada do Brasil.  A filosofia do lean construction traz uma nova abordagem em relação aos desperdícios (de tempo, de material, de mão de obra), que até então eram vistos como uma consequência da indústria da construção.

O Grupo brasileiro Andrade Gutierrez, vem fortalecendo o pensamento lean junto a sua equipe para ser utilizado em todas suas obras. E a Steinbock Consulting tem participado de forma ativa no processo de enraizar o pensamento lean na cultura da empresa.

Recentemente realizamos um diagnóstico para mapear os principais pontos de melhoria no projeto de construção das Tubovias de interligações do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), para o Consórcio Tubovias.

O processo de diagnóstico foi realizado em parceria com o time de multiplicadores da Andrade Gutierrez seguindo a filosofia de trabalho da Steinbock Consulting:

“Acreditamos que a mudança será efetiva apenas se acontecer em todos os níveis da organização.  E nas duas direções, de cima para baixo e de baixo para cima, por isso toda nossa metodologia de trabalho envolve a participação do cliente”, afirmou Tiago Giesel, Principal na Steinbock Consulting.

A primeira etapa do projeto foi destaque no informativo interno do Tubovias Comperj.  

Confira o texto completo abaixo.

 

 

Tubovias inicia projeto de Excelência Operacional

O Consórcio Tubovias (CTUB) iniciou em maio a implantação do projeto de Excelência Operacional.  O método está alinhado à Cultura AG e vem sendo a estratégia de maior produtividade nas obras da construtora.  Essa iniciativa, além de buscar a melhoria contínua da produtividade e a redução dos desperdícios nos processos, visa também disseminar a filosofia lean e ressaltar a importância de pensar de forma enxuta.

Nesta primeira etapa, o time de multiplicadores juntamente com a consultoria externa Steinbock, realizou um diagnóstico do projeto identificando os potenciais de melhora nos processos existentes.

“Tão importante quanto o resultado que será alcançado nesse projeto é garantir que o nosso time aprenda sobre essa ferramenta, busque o conhecimento e invista no autodesenvolvimento”, avalia Carlos Frederico, gerente de contrato do Consórcio Tubovias.

Um outro foco importante nesta fase foi a capacitação e a integração de todos os envolvidos nesse processo de mudança.

“É fundamental para o sucesso do projeto que toda equipe esteja engajada na busca da melhoria contínua”, garante Fernanda Moraes, coordenadora de Excelência Operacional e umas multiplicadoras do conceito no consórcio.

Foto e Texto: Fernanda Moraes

Gostou?