Canal Steinbock
Em visita oficial ao Estaleiro Inhaúma (RJ) o assessor da presidência da Petrobras para conteúdo local e coordenador executivo do Prominp, Paulo Alonso, demonstrou grande satisfação com o Programa de Produtividade desenvolvido pela Enseada Indústria Naval em parceria com a Steinbock.
Estaleiro Inhaúma
A Enseada Indústria Naval começou a atuar no Estaleiro Inhaúma em agosto de 2012, mês em que foi docado o navio Petrobras 74 (tipo VLCC – Very Large Crude Carrier), cujo casco será convertido na FPSO P-74. Trata-se de um marco para a indústria naval brasileira, pois a última conversão realizada no País datava de 2003, quando a P-48 foi concluída.
O contrato com a Petrobras inclui a conversão dos cascos de quatro navios do tipo VLCC em futuras FPSOs P-74, P-75, P-76 e P-77. As plataformas serão destinadas às áreas da Cessão Onerosa, no pré-sal da Bacia de Santos. Em Inhaúma, a Enseada tem mais de seis mil trabalhadores.
As obras mais importantes para a conversão dos navios são o reforço estrutural do casco; a ampliação, a reforma e a adaptação das acomodações, que terão capacidade para 110 pessoas; as instalações de equipamentos e utilidades, além da adaptação do sistema de ancoragem, entre outras.
Confira uma parte da matéria: