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Experiência

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Programa de Excelência com Foco em Prazos

Construção Pesada

O Píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira, em São Luis (MA), foi construído para movimentar até 100 milhões de toneladas de minério por ano. Faz parte de um conjunto de obras iniciadas em 2010, com o objetivo de aumentar a capacidade logística do Sistema Norte da empresa. Com profundidade mínima de 25 metros, tem dois berços de atracação, além de capacidade para receber até 53 navios por mês. A obra permitirá que o terminal carregue os maiores graneleiros do mundo, como o Berge Stahl, que possui 355 mil toneladas de capacidade de carga.

Desafios

  • Obra mista (onshore e offshore);
  • Necessidade de abastecimento das frentes de mar de forma síncrona e ininterrupta em condições adversas;
  • Intensa movimentação de cargas e restrições de área.

Conceitos-chave

  • Estratégia de produção e sincronização logística;
  • Planejamento de ritmo e gestão da produção;
  • Redução de desperdícios e aumento de capacidade;
  • Preparação antecipada para a produção;
  • Identificação e remoção de restrições –Lookahead.

Resultados

  • Redução de 17 dias no caminho crítico da obra;
  • (-) 27% no tempo de ciclo da superestrutura;
  • (-) 34% no tempo de ciclo das fundações;
  • (+) 21% de produtividade na fábrica de pré-moldados;
  • (-) 5% no efetivo direto da fábrica de pré-moldados.

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